quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Feitiço da Lua

Feitiço da Lua
Falar sobre a lua é mais do que lembrar que ela é o único satélite da Terra já que outros planetas possuem várias luas,e isto já torna-a especial para nós.
Falar sobre a lua nem tampouco é reforçar a sua influência sobre o clima, as marés, a agricultura, a pesca, o ciclo feminino e o nosso estado de humor.
É sobre tudo aprender com as suas fases e com o que elas nos inspiram de melhor, já que, como humanos, somos também instáveis e sujeitos a ciclos.
A lua vem trazer uma mensagem especial para todos nós através de suas fases: de transformarmos nossa vida com a lua minguante; de plantarmos novas sementes e novos sonhos com a lua nova; de tomarmos atitudes conscientes e construtivas com a lua crescente e de colhermos nossas vitórias e brilharmos no palco da vida com a lua cheia, com todo o esplendor que possuímos dentro de nós,adormecido,à espera de um firme desejo interno,pois o criador nos dotou de um poder incrível.
Mas a lua, símbolo do feminino, vem fazer um convite principalmente à mulher do nosso tempo e relembra-la do seu feminino,tão negado e até extirpado do seu corpo e da sua alma.A lua convida todas as mulheres a se apossarem desse poder feminino,da sua força de mulher e a retornarem ao caminho que as mulheres da antiguidade conheciam bem e através do qual alcançaram a plenitude.E que caminho é este? É o caminho da simplicidade,da aceitação dos próprios limites,da alegria de ser mulher num corpo que menstrua,engravida ou não,que envelhece e que entra em menopausa.Etapas naturais que se tornaram um martírio para as mulheres de hoje,tão contaminadas pelas mensagens de uma cultura masculina, onde o que importa é o perfeccionismo, a pressa, a imagem, o controle e o domínio de tudo ,a destruição de todas as formas de vida em função dos lucros materiais, a falta de limites e a inteligência desvinculada do sentimento.
As mulheres atuais se deixaram seduzir pelas condutas masculinas na ânsia de apagarem de si qualquer traço feminino, por se sentirem inferiores, inadequadas, tolas e medíocres pelo fato de terem nascido no¨ sexo frágil¨.
Como mostrar à esta mulher da modernidade,que ela é um ser agraciado pela natureza por possuir o dom de recriar a vida e por ter a chance de chegar mais facilmente à realização de sua missão pois,possui uma intuição que a direciona sem precisar da lógica masculina, que necessita pesar, medir, raciocinar, argumentar e provar o tempo todo. A mulher simplesmente sente a verdade, e isto basta.
Como convencer esta mulher atual a se libertar da sua escravidão e romper as correntes que a prendem ao corpo perfeito,à mãe perfeita,às suas exigências consigo,à falta de prazer no dia a dia,ao excesso de obrigações,de deveres, de responsabilidades e de agrados para preencher as expectativas dos outros.E quando surge a depressão,a TPM,os problemas na menopausa,a síndrome do pânico,o vazio interior e outros,ela nem sabe por que,afinal tem sido tão exemplar , se sacrifica por todos e passa por cima de si para cumprir a caridade tão pregada pelas religiões.
A mulher se esqueceu que a vida é efêmera e que não dá para adiar a alegria, a leveza,a brincadeira Ela abdicou de sua ternura,de sua doçura consigo,de ouvir sempre a voz do seu coração,e é isto o que a faz tão feminina,mais do que usar batom,mostrar as pernas,cuidar dos cabelos ou da imagem exigida pelos outros.Ser feminina é uma questão de auto-amor,de auto-aceitação,de criar intimidade consigo.
A missão feminina no mundo é muito bela e importante, pois traz a semente da vida.A mulher poderia muito contribuir com a paz no mundo,estimular nas pessoas o cuidado com o planeta e com todas as formas de vida e influenciar nas demais questões primordiais para os nossos tempos.Para isto porém,a mulher precisaria fazer as pazes consigo e substituir a violência direcionada a si mesma pela doçura que a natureza plantou em seu coração e seguir o caminho para o qual foi criada:ser a ligação entre tudo ,o elo, a ponte entre espírito e matéria,a força que integra em vez de separar,o sopro divino que sustenta a vida.Assim eram as sacerdotisas egípcias,mulheres especiais, pois buscavam essa integração corpo e alma,ao mesmo tempo em que exerciam suas funções de mãe,trabalhadora,funcionária pública,serviçal,rainha.

Este modelo de mulher feliz e saudável,foi banido das culturas patriarcais por ameaçar os interesses de poder e domínio de seres masculinos amedrontados pela força feminina.A imagem da odalisca então,é a que permanece até hoje em nosso inconsciente,norteando cada mulher e semeando a ilusão de um modelo de mulher feliz e livre.Poucos sabem no entanto,que a odalisca era uma escrava ,sujeita aos caprichos de um sultão que a mantinha reclusa num harém onde valia como um objeto sexual.
A lua então, vem com sua magia para convidar
todas nós,mulheres,ao retorno à esta energia feminina,ao resgate do prazer de ser mulher,livre para ousar sem seguir os padrões impostos,para brincar e vivenciar vários papéis,para dizer não e sim com autonomia,para experenciar cada etapa da vida com intensidade, sem negar nenhuma.Para se permitir ser frágil e forte,ser metade e inteira,chorar e sorrir,se acolher nas adversidades e se aplaudir nas vitórias. Afinal, a grande lição é saber que, não precisamos provar nada para ninguém, nem para nós mesmas. O que importa é vivermos como mulheres que escolhemos ser, quando para cá viemos, como sacerdotisas, donas do nosso desejo e do nosso caminho. E isso depende somente de nós mesmas.
Que cada mulher retorne para si e para sua esquecida alma, se reconheça no seu corpo e na sua vocação para, assim, abrir as portas do seu templo sagrado, onde uma sacerdotisa de olhar terno e firme, lhe sorrirá e lhe estenderá as mãos, suaves como cálices de lótus. E juntas, sob a lua cheia, com a água, a terra, o ar e o fogo, dançarão e celebrarão a magia de ser mulher.

APRESENTAÇÃO DE DANÇA DO VENTRE- NOVEMBRO/2009
RENATA DE MELO MOREIRA (Professora de dança do ventre)

Um comentário:

  1. A Renata é extremamente acertiva e com certeza vai agradar com seus textos limpos de qualquer preconceito que possa turvar a boa leitura sobre assuntos tão delicados.
    O bem estar da mulher e sua trajetoria será sempre o tema de nossas conversas por aqui.
    Apresento-lhes a minha professora de dança do ventre e nossas conversas ao pé do ouvido sempre em defesa desse ser lindo e poderoso: a mulher!

    ResponderExcluir